4 de junho de 2015

RESENHA | Ah, O Verão! - Fernanda Belém


256 páginas, Editora Valentina

Búzios, mudanças de julgamento, dias ensolarados e noites que trazem ventos de mudança. Nessas férias, o que não vai faltar é diversão, crescimento e amores arrebatadores.


  Em meio a esse clima ~outonesco~ com cara de verão, bateu vontade de resenhar "Ah! O verão.", romance teen escrito por Fernanda Belém e lançado em 2012 pela Editora Valentina. Este é o segundo livro publicado da jornalista niteroiense, e acompanha a adolescente Camila em meio a frustração por ser obrigada a passar as férias em um lugar que ela não quer. 

  Li o livro da Nanda em meados do ano passado, e veja como são as coisas: conheci a autora em uma mega promoção do Submarino (e é assim que começa minha história com grande parte dos meus livros) e mesmo sem ter lido a sinopse direito, quis arriscar. Depois que comecei a ler, terminei em um instante e desde então estou pilhadíssima pela continuação.



   Cabe ressaltar que esta que vos escreve já estava no auge dos vinte e muitos quando leu o livro e isso não foi empecilho, me apaixonei pela história e confesso: chorei junto com a Camila, a ponto de soluçar, tamanha a capacidade da Nanda de envolver o leitor com os personagens, independente do momento de vida em que nos encontremos.

   A narração é através do ponto de vista da protagonista Mila, uma adolescente que está chateadíssima por não poder decidir o que deseja fazer nas férias, sendo obrigada a ir para a praia com os pais. 


  Além da narração da história temos os escritos de Camila em seu diário, recurso que nos liga a personagem, seja pela carga de dúvidas que passam pela sua cabeça, seja pelas emoções que fazem bater mais forte seu coração. E é lindo descobrir junto com Camila que essa viagem forçada acaba sendo o fator que dá início a melhor parte daquele verão...

E é claro que vai rolar muito sol, agito e autoconhecimento. E muito romance fofo ♡

  Fernanda Belém consegue criar um enredo interessante, que progride à medida que a história de desenvolve e permite acompanhar do amadurecimento dos personagens, e principalmente da protagonista. É possível ver onde um ciclo começa e onde ele termina. E se emocionar ~aos monte~ nesse meio tempo.

  A edição feita pela Valentina está ok, com acabamento brilhante no título e um projeto gráfico interno bacana que acrescenta bastante à narrativa, porém, em alguns pontos poderia ser melhor. As folhas extremamente brancas do miolo cansam um pouco durante a leitura e criam um contraste desconfortável com as páginas cinzas dos detalhes. Tem também aquele sombreamento do título na lombada que chega a dar um comichão no olho e uma vontade de passar um álcool no globo ocular pra ver se o problema é a gente que tá com o olho sujo. Porém o conteúdo está bem revisado, o que acaba por suprimir esses detalhes técnicos.


  A continuação está prevista para o ano que vem, e tô contando que saia meeermo, quero saber onde é que a Mila está e a quantas andam os seus sonhos.

  "Ah! o verão!" é leitura recomendadíssima, seja em dias ensolarados seja para animar e aquecer o coração nos dias cinzentos.
Se você também curte livros assim, escreve aqui nos comentários qual é o seu favorito do gênero. E claro, também me conta o que você achou da resenha. Beijocas!

Um comentário:

  1. Adorei teu cabelo hehehe

    Nuncaaa ouvi falar dessa autora até agora né
    Gosto de livros teen sabe, tenho 28 anos e leio mesmo, tô nem aí :D
    Uma das autoras que mais gosto é Paula Pimenta ♥

    Enfimmmmmmm se encontrar na livraria dando sopa eu tasco

    ResponderExcluir

Sua opinião alimenta minha criatividade, então você pode contribuir para um blog melhor simplesmente comentando :D Para dúvidas, sugestões ou bater um papo, mande e-mail para agarotadalivraria@gmail.com