3 de abril de 2014

RESENHA | Uma Prova do Céu – Eben Alexander III + Sorteio de Marcadores


192 páginas, Sextante Editora

“Eu adorava esse objetividade – a absoluta honestidade e isenção da ciência. Não havia espaço para fantasias nem para negligência. Se um fato pudesse ser visto como concreto e confiável, ele era aceito. Do contrário, era rejeitado.”

  Não sei se posso afirmar que cientistas têm propensão a serem céticos, mas imagino que sim, pois trabalham com hipóteses que somente são consideradas fatos quando podem ser provadas. 

  Eles trabalham e acreditam, em sua maioria, apenas em coisas “reais”, não dando espaço para o âmbito fantasioso ou irreal, ou àquilo que não pode ser provado. E o neurocirurgião Dr. Eben Alexander III era um modelo de ceticismo, isto é, até que ele passou 7 dias em coma, sendo acometido por uma doença que tecnicamente deveria tê-lo matado. Porém ao invés de morrer ele saiu do coma, sem nenhuma sequela, e ainda por cima tendo histórias incríveis para contar. 

  Após ter visto EQM’s (experiências de quase morte) acontecerem com pacientes, e jamais ter acreditado na possibilidade de serem mais do que devaneios, agora ele próprio havia passado por uma. E a ciência médica não conseguia explicar como havia sido possível que mesmo com o sistema nervoso altamente comprometido, ainda assim tenha sido possível visualizar todas as coisas fantásticas das quais ele se lembra.

  Tive uma grande dificuldade para escrever essa resenha, não queria que ela soasse “em cima do muro”, contudo Uma Prova do Céu é um livro “meio termo”. Não é ruim, mas também não é incrível. O autor pecou no uso do vocabulário médico, e apesar de entender que o autor seja médico, o intuito dele deveria ser contar sua experiência e não apresentar um relatório médico a cerca do que aconteceu.

  E esse é o ponto que pesa negativamente, eu terminei a leitura com a sensação de que o livro foi concebido pelo Dr. Eben a fim de fazer ele próprio acreditar que sua EQM foi “real”, a quantidade de teorias que ele explana no livro fez com que eu duvidasse de que ele acreditava na realidade do que diz ter vivido.

  A parte positiva é que após passar por essa EQM sua vida deixou de ser marcada apenas por explicações exatas e ganhou espaço para também ser avaliada pelo lado espiritual. Eben sofria, sem ter consciência do quanto, em função de uma ferida na alma, um trauma por achar que não era amado por seus pais biológicos, uma vez que mesmo tentando contato eles não quiseram conhecê-lo. E nessa viagem fantástica que embarcou durante o coma ele obteve algumas respostas que o ajudaram a superar e entender melhor sua própria vida.

  Confesso que quando vi o lançamento do livro fiquei imaginando se ele significaria tanto para mim quanto “A Cabana” significou, por estarem inclusos na mesma área, digamos assim. Entretanto, sai da leitura sem me convencer de que Eben havia realmente deixado o ceticismo de lado, e isso me marcou bem mais do que a parte positiva, que foi a jornada de autoconhecimento desencadeada por essa EQM.

  Em resumo, em muitos pontos a leitura tornou-se densa demais, cheia de teorias que na tentativa de explicar acabaram tirando a fluidez que o enredo poderia ter. Um livro assim deve ter o tom leve, ainda que a experiência seja densa. 

  O livro não arrebatou esta que vos escreve. Quem aí já leu e pode dar um contraponto a minha opinião?  Beijoux  ;*

P.S.II: Comentem com nome de seguidor e e-mail, vai rolar sorteio de marcadores ;D 
Data do sorteio: 05.05.2014.

[Atualizado] Como apenas duas pessoas comentaram enviarei marcadores para as duas ;)

4 comentários:

  1. Nossa flor,é tão ruim quando o livro não chega a altura das nossas expectativas.Esse não é um livro que eu leria.
    Lindo blog,bjs :q
    http://ateliedoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tinha visto esse livro e nem conhecia o autor. Mas ainda bem que li a sua resenha. Tive a impressão de que eu não iria gostar de ler esse livro, então é melhor ficar longe, haha.
    PS: também adoro a Ellie Goulding

    Nome de seguidor: Bruna Souza
    E-mail: brunasouzza_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Noticia boa em um domingo que estou um pouco triste..obrigado pelo carinho com suas leitoras..
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Ótimo texto de resenha. Meus parabéns! Amei a maneira que vc usou para se expressar, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura...a capa do livro é linda ela traz o universo como tema.
    http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=78725243

    ResponderExcluir

Sua opinião alimenta minha criatividade, então você pode contribuir para um blog melhor simplesmente comentando :D Para dúvidas, sugestões ou bater um papo, mande e-mail para agarotadalivraria@gmail.com