21 de dezembro de 2011

RESENHA | Mil Dias em Veneza - Marlena de Blasi



210 páginas, Editora Sextante

Por muito tempo, Marlena de Blasi resistiu a ir a Veneza. Até que, em 1989, seu trabalho como chef e crítica gastronômica tornou impossível continuar adiando a viagem. Assim que pôs os pés na cidade, ela ficou completamente seduzida. Seu encantamento foi tão grande que decidiu voltar todos os anos. Em uma situação completamente incomum ela conhece Fernando, um Veneziano, que mesmo falando quase nada de inglês não desiste de conhecer Marlena.
   
  Em Mil dias em Veneza, Marlena evoca vividamente as imagens, os sons e os aromas de uma das cidades mais românticas do mundo e divide com os leitores as receitas que estiveram presentes em alguns dos momentos mais importantes de sua vida.

“Este livro pode parecer um conto de fadas, mas é uma história de amor verídica – o amor entre uma mulher e um homem, o amor pela comida e o amor por uma cidade.”
 
  Uma leitura indispensável para os amantes de um belo romance e da boa cozinha.  
  
  Você não vê graça nenhuma em comidas mais exóticas? Relaxa, Marlena vai te ensinar a admirar os mistérios que envolvem a arte de cozinhar e apropria arte de viver.

   A história é de uma genialidade quase ficcional! Linha após linha você conhece Marlena de Blasi, chef de cozinha sócia de um restaurante em Saint Louis que mora em um apartamento aconchegante onde cada milímetro foi decorado por ela.
 
 Quando ela desembarca em Veneza, a trabalho, pela primeira vez ela em sequer imagina que a bela cidade iria presenteá-la com “um veneziano com olhos cor de mirtilo” que a surpreende de todas as maneiras.

   E é durante seu 4º quarto ano visitando a cidade que ela conhece Fernando, ou apenas o estranho, como ela se refere a ele em boa parte do livro. Então ela se vê apaixonada e abrindo mão de muitas coisas em busca da felicidade ao lado do estranho.

   A narrativa dela é detalhada, senti-me parte de Veneza, de suas ruas, de seus becos. Apreciei as compras que ela fez de legumes e coisas para preparar refeições. Adorei as amizades que ela fez, e a coragem que ela teve ao largar tudo e começar do zero.

   A medida que as páginas vão passando acompanhamos a evolução do casal, eles se conhecem um pouquinho a cada dia, rompem barreiras e atravessam alguns obstáculos. Fernando, ainda que ás vezes seja meio confuso, é um homem que não se prende a idade, que resolve largar tudo e também começar outra vida.

   Marlena é uma mulher forte, que mesmo com algumas dúvidas e porque não um pouco de medo se lança nessa emocionante roleta-russa que é a vida, ela se apaixona por Fernando, por Veneza e cada vez mais mostra ao estranho os prazeres da culinária.

“Esse casamento, essa luz do sol cintilante, essa viagem pela água azul, as velhas e lindas fachadas dos palazzi a nos ver passar, essa paz tingida de rosa é para todos nós. Isso é para cada um de nós, que já se sentiu sozinho. Ah, como eu queria poder distribuir pedaços desse dia como se fossem pães saídos do forno.”

  Uma história bem fundamentada, com descrições lindas e acima de tudo um livro despretensioso que assim, como quem não quer nada, te arrebatada do prólogo a última página.

   E falando em última página, no final do livro tem um Guia Romântico de Veneza e as receitas das comidas que Marlena fez para Fernando, até estou pensando em me aventurar na cozinha. E olha que esse tipo de vontade não acontece com frequência.

   A diagramação é simples com letras de bom tamanho e bem condizente com a história, e os capítulos ~aleluia~ têm nomes, mais um ponto para a autora.
 

  Quem aí também curte um bom e velho romance, regado a viagens e gastronomia? Deixa aí nos comentários se você se interessou pelo enredo, se já leu, se gostou da resenha, o que anda lendo... Vamos conversar :D

Beijinhos,

11 comentários:

  1. Q resenha mais fofa!

    Parabéns, ela está tb muito bem escrita!
    Esse livro já está na minha de gigante de desejados!!!

    Bjks

    ResponderExcluir
  2. OOi Érica, muito obrigada por comentar! OIN, depois que ler volta e diz o que achou tá? *pisca* Beijão frôôr ^-^

    ResponderExcluir
  3. Deve ser lindo este livro.
    Eu não conhecia, mas depois da sua resenha, ele já entrou para a listinha de 2012
    Bjo e aproveite as férias :)
    Jack
    www.mybooklit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua resenha.

    Faz tempo que tô afim de ler esse livro já que ele se passa em Veneza -I love Veneza like love song baby, Hahah. Sua resenha me deu mais vontade de ler

    :*
    Gato Feio

    ResponderExcluir
  5. eu, eu, eu o/ Eu adoro cheirar meus livros, principalmente, quando tão novinhos. hehehe

    Eu seeeempre bati o olho nesse livro mas não tinha ideia do que se tratava mas alguma coisa me dizia que eu deveria comprar... E, olha só, você me fez entender o porquê. Só tenho medo de que ele não tenha uma narrativa leve.

    May
    It Cultura

    ResponderExcluir
  6. Jacque, o livro é um amor! Lindo e gostoso de ler. Ai essas férias vieram a calhar :D Beijãão frôôr :*

    __________________________________________________________

    Heyy Kathleen, seha Bem-Vinda lindinha 0/ adorei teu comentário ^-^ Leia sim, ele é ótimo :* Beijinhos!

    __________________________________________________________

    Maaaay, que bom te ver por aqui. Cheirar livros é uma emoção né? *risos* A narrativa é super leve, daquelas que você lê em algumas horas, e que te leva junto para Veneza. Leia sim, quero ler tua resenha depois 0/ Beijoos :*

    ResponderExcluir
  7. Ah quero ler esse livro! Deve ser lindo!
    Adoro um bom romance, em Veneza então... Sem comentários. kkk'
    Apesar de me parecer um livro bem descritivo não me parece cansativo e isso é um ponto muito forte para mim, porque eu não sou grande fã de descrições. Gosto mesmo é de diálogos. kkk'
    Com certeza lerei, vou correr e adicionar no skoob. kkk'
    Muito obrigada por aparecer lá no blog viu minha linda!
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://linhasdeencanto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. O livro é bem como você descreveu Juliana, descrições existem, mas são tranquilas ^-^ Obrigada pelo comentário linda! Super beijo :*

    ResponderExcluir
  9. Ah que linda essa resenha hein, ainda não conhecia o livro, mas tenho que confessa que ele me conquistou graças a sua resenha e a sinopse, pois eu amo romances rs
    Adorei mesmo parabéns flor

    Beijo
    http://marifriend.blogspot.com/
    @Storieandadvic

    ResponderExcluir
  10. Heeey Mari, tô tão feliz que você tenha curtido o livro! Assim que ler quero saber tua opinião 0/ Beeeeijos :*

    ResponderExcluir
  11. kkk eu não cheiro os livros não, mentira, só de vez em quando.

    Amei a resenha, capítulos nominados? Raridade mesmo. Eu prefiro assim tbm desde q nem dê dicas da história, ai broxa.

    Tava passando por aqui e vi esse livro não pude deixar de ver pois não conhecia. Comida e romance, eu amo. E Veneza é tipo uma das cidades q eu me imagino indo, num futuro mais gordo da poupança kkkk

    Bjs.

    ResponderExcluir

Sua opinião alimenta minha criatividade, então você pode contribuir para um blog melhor simplesmente comentando :D Para dúvidas, sugestões ou bater um papo, mande e-mail para agarotadalivraria@gmail.com