3 de dezembro de 2011

RESENHA | Corações em Fase Terminal - Fabiane Ribeiro

117 páginas, Independente
E-Book de Parceria


Cátia, após quase acabar com a própria existência, mergulhada em uma vida de vícios e erros, acorda em um local misterioso, com o coração, manchado, em uma caixa dourada, e uma projeção de si própria, presa em um espelho repugnante. Em meio a uma cidade estranhamente maravilhosa, e junto a um amor mais forte que a própria vida, Cátia tem sua última chance de encontrar a cura para seu coração manchado. Descubra o que é o Santuário, o clarão dourado, o templo onde a rosa flutua... Conheça cada personagem e seu coração doente. Cada um deles terá uma última chance para salvar sua vida, devido a seus próprios erros.

  Uma história encantadora, original e tocante. Fabiane Ribeiro construiu um romance que não acaba quando termina. Literalmente. Um dos motivos, explicarei ao longo da resenha. O outro você terá que ler o livro para descobrir.

   A história da jovem Cátia poderia ser igual a tantas outras, uma viciada em drogas e álcool que passa seus dias com a amiga Lorena em um beco, noite após noite, injetando drogas e consumindo álcool. Sua vida que antes era dedicada aos estudos se torna vazia, seus pais estão desesperados e não encontram maneiras para mudar o rumo destrutivo que a vida da filha tomou.

“ Os resquícios de vidro que restaram na molduram, refletiam sua própria face. Ela sempre fora dona de uma beleza única. Agora, contudo, estava demasiadamente magra, com ar pálido e enfraquecido. Seus longos e lisos cabelos negros estavam desgrenhados. Tinha uma bela franja que cobria a testa, e olhos negros que, agora, não mais refletiam o brilho da vida, apenas o peso de seus vícios.”

   É depois de mais uma noitada no beco que Cátia tem uma feroz discussão com os pais e seu coração chega ao limite da destruição. Seu coração entrou em fase terminal.

“Assim, quando a fumaça se desfez por completo, a moça abriu os olhos, despertando de um sono renovador.Seu corpo sentia-se bem, estava disposta e cheia de vida. Tudo parecia bem, exceto pelo fato de que ela não se lembrava de quem era.”

   O enredo ganha uma emoção a mais quando Cátia acorda na Cidade dos Corações e a partir daí ela tem a última chance para conseguir salvar o seu coração.

   Galerê, entendam o verdadeiro sentido da frase “Um romance que vai mudar sua vida” ao lerem essa história. Ela permanece viva em sua lembrança, porque penetra em seu próprio coração e permite que você se questione que rumo está dando para sua vida. Ainda assim não é um livro que vem para te dar lição de moral.

   Passamos anos da nossa vida tentando encontrar um lugar onde sejamos aceitos, porém acabamos esquecendo que antes de querer a aceitação alheia é necessário que cada um aceite a si próprio. Crescer na vida não é levar vantagens sobre os outros, nem roubar, nem trair amizades por mesquinharia, muito menos construir sonhos em cima da infelicidade de outras pessoas.

   Viver é muito mais do que eu mesma consigo imaginar. E entristecer aqueles que nos amam tão sinceramente faz seu coração murchar, ele próprio fica sem vontade de seguir batendo e mantendo seu corpo vivo.

  Eu li Corações em Fase terminal em algumas horas, porque eu simplesmente não consegui largar a história enquanto não terminou. Emocionei-me em vários trechos acompanhando a evolução de Cátia, Érik, Lucas, Lorena, Tadeu e seus amigos, que aos poucos foram descobrindo que só o amor consegue curar as mágoas, as tristezas, as frustrações amorosas e cada mal que possa haver em seu coração.
 
“— Você, como muitos, fez escolhas erradas, Cátia. Você me perguntou quem é... E eu digo-lhe, agora que viu as lembranças: você é o resultado de suas ações do passado.”
   E como eu acreditei em cada palavra que li. Cada linha tem vida, ela realmente te faz crer que tudo que está ali é real, que aconteceu em algum lugar do mundo exatamente como está ali descrito.

   Amei divisão dos capítulos, bem curtos e com nomes pertinentes, eu acho uma chatice capítulos sem nome. Parece que fica faltando alguma coisa na história, não sei.

   Os personagens são carismáticos, bem construídos, cada um com a sua história de vida. As descrições são leves e sucintas, não pesam na história e ao contrário de muitos livros que leio, não consegui pular uma linha sequer porque cada informação está no lugar correto, sem excessos.

   Eu poderia elogiar a Fabiane e sua história de mil formas diferentes, contudo deixarei apenas o meu sincero agradecimento, eu amei essa história e já estou relendo. Muito obrigada pela oportunidade de conhecer seu trabalho Fabi, espero que seus romances ganhem o mundo.

   Fica a dica: leia livros que podem mudar você, que podem te fazer crescer. Leia Corações em Fase Terminal.

“Então, meu amigo, a última chance de salvar seu coração pode estar ocorrendo agora, sem que você saiba. Você deve apenas dar espaço para que as coisas boas ganhem força em seu interior.” - Fabi, Carta para você.

P.S: Tentei não colocar muitos spoilers do livro, vocês irão notar o quão bom é ler sem saber o que vai acontecer. Espero que vocês tenham uma linda leitura, assim como eu tive!
 Curtiu a resenha? Pretende ler? Me conta aí nos comentários :D






@pirulitolimao

4 comentários:

  1. Eu amei sua resenha.
    Está muito bem escrita e sua reflexão foi linda!
    Quero muito ler o livro e sua resenha só aumentou minha vontade, fiquei curiosa com a forma de como ele te tocou, espero me emocionar e ser tocada da mesma maneira!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. OOi Aione! O linda, muito obrigada, nem imagina como fico feliz que a resenha tenha conseguido transmitir a alegria que foi para mim ler o livro da Fabi. Leia sim, você não vai se arrepender. Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada por todo esse carinho. A resenha ficou linda, e fiquei imensamente feliz de saber que vc gostou do livro e está relendo!!
    um beijo e, mais uma vez, muito obrigada por tudo!

    ResponderExcluir
  4. Fabii linda, fico feliz que você tenha gostado! Porém mais do que isso foi uma surpresa linda para mim, nem eu imaginava que me surpreenderia (no melhor dos sentidos) tanto com sua narrativa. Um beijão :*

    ResponderExcluir

Sua opinião alimenta minha criatividade, então você pode contribuir para um blog melhor simplesmente comentando :D Para dúvidas, sugestões ou bater um papo, mande e-mail para agarotadalivraria@gmail.com