20 de novembro de 2011

RESENHA | Eu sou o número 4 - Pittacus Lore


350 páginas, Intrínseca

Nove de nós vieram para cá. Somos parecidos com vocês. Falamos como vocês. Vivemos entre vocês. Mas não somos vocês. Temos poderes que vocês apenas sonham ter. Somos mais fortes e mais rápidos que qualquer coisa que já viram. Somos os super-heróis que vocês idolatram nos filmes e nos quadrinhos — mas somos reais.
Nosso plano era crescer, treinar, ser mais poderosos e nos tornar apenas um, e então combatê-los. Mas eles nos encontraram antes. E começaram a nos caçar. Agora, todos nós estamos fugindo.
O Número Um foi capturado na Malásia. O Número Dois, na Inglaterra. E o Número Três, no Quênia.
Eu sou o Número Quatro.

I-N-C-R-Í-V-E-L.

   Eu serei sincera e vou admitir que estava com medo de ler o livro, achei que seria uma decepção total. Não sou fã de histórias com alienígenas, raças hostis e essa coisa toda, sou mais dos romances, do drama, da comédia...

   Mas Pittacus Lore não deixou a desejar. Este é basicamente um livro de ação com pitadinhas de amor e mais um monte de ação. Um livro que relata a importância de encontrar o próprio lugar no mundo, perto de amigos e da pessoa amada. E longe do perigo, o que é a parte mais difícil.

   Um enredo que aborda a temática da perda, sobre as escolhas que devemos fazer, mesmo que elas signifiquem ficar longe de quem gostamos. Fala do quanto a ganância causa dor e destruição. Pode-se dizer que na descrição do conflito que obrigou essa fuga de Lorien, há uma crítica a sociedade do consumo desenfreado, da utilização dos recursos de forma a não levar em conta toda a poluição que causamos. Acho que inserir isso como pano de fundo para uma guerra é algo bem pensado, algo que desperte uma reflexão no leitor para um problema que já nos afeta e que requer atenção.
 
  A leitura é rápida e em certo ponto torna-se frenética, viciante. É quase impossível segurar a curiosidade para saber o que acontece no parágrafo seguinte, por isso você acaba lendo mais um capítulo e mais um, até chegar ao final.

   As cenas de luta são descritas com uma precisão interessante, mas confesso que achei um pouco forçado o fato de que sempre que nosso querido número 4, ou John Smith, seu codinome atual, esteja cara a cara com a morte alguém aparece e o salva. (queria essa sorte dele para ganhar uns sorteios aí).

   No geral o livro é bom e está recomendado se você gosta de histórias de ação e com altas doses de emoção. Ele só fica devendo na questão romance em si, apesar da narrativa ser em 1ª pessoa John não é o que se chama de "romântico que exala amor nas palavras". Mas isso não é um ponto negativo, pois afinal de contas o foco aqui é a guerra e a luta para salvar os últimos habitantes vivos nativos de Lorien.

   A diagramação simples aliada a uma revisão perfeita e páginas amareladas faz com que seja uma publicação bastante agradável aos olhos. Ele conta com duas capas e mesmo não morrendo de amores pela capa do filme acho a original feia e sem graça demais.

   Com isso vocês podem notar que o livro já foi adaptado para o cinema, inclusive lançado em 15/Abril, e pelos vários comentários que li o filme não se compara ao livro (que novidade) então perdi um pouquinho da animação. E sem contar que o elenco não me agradou também.



Afinal, se no livro o número 4 banca ser um garoto de 15 anos, Alex Pettyfer que interpreta o personagem principal no filme não aparenta ter essa idade nem aqui nem em Lorien. Sei que durante a adaptação do livro para o roteiro do filme mudanças precisam ser feitas, mas tem alguns detalhes que eu acho que não precisariam ser tão modificados.
 
E você, já leu o livro? Se sim ou se não, deixa tua opinião aí nos comentários que eu vou adorar responder :D

4 comentários:

  1. Ah adorei a dica hein

    Oi estava visitando alguns blogs e encontrei o seu blog adorei...
    Já estou seguindo

    http://marifriend.blogspot.com/
    @Storieandadvic
    Espero sua visitinha, adoraria que você seguisse também.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. UAU, amei a resenha e o trailler, não sabia que o livro ia virar filme, mas agora eu super quero este livro!!!
    Bjos e bom domingo

    Jack
    www.mybooklit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Parece bem interessante! Lembra os X-Men hehe. Mas tem o mistério adicional dos "números 4".

    Se puderes passa no meu blog e segue:
    http://leilakruger.blogspot.com

    Convido-te a conhecer meus escritos em meu blog, e o hot site do romance que tô lançando, "Reencontro", pela editora Novo Século:
    http://www.leilakruger.com.br
    É possível ler o primeiro capítulo no hot site.

    Um ótimo domingo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Heey Mari, valeu por comentar! Bem-Vinda. Já estou te seguindo também 0/ Beijinhos, volte sempre :*

    ~~ * ~~

    Oii Jacqueline, tô quicando de feliz porque você gostou da resenha *-* Beijão para você, bom final de domingo e mega obrigada por comentar \0/

    ~~ * ~~

    Bem-Vinda Leila! Agora que você falou, lembra mesmo x-men, eu nem tinha olhado por esse lado :D
    E tem até uma personagem que controla o clima, super parecida com a tempestade s2 Estou seguindo seu blog, parabéns pelo livro e valeu por comentar ^-^ Beijinhos :*

    ResponderExcluir

Sua opinião alimenta minha criatividade, então você pode contribuir para um blog melhor simplesmente comentando :D Para dúvidas, sugestões ou bater um papo, mande e-mail para agarotadalivraria@gmail.com